quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Administração Contemporânea: Estratégias e Tendências Tecnológicas.






A administração contemporânea tem como estratégia a utilização de novas tecnologias, que é um dos grandes vetores das transformações no cenário competitivo entre as organizações. O avanço tecnológico tem levado as organizações a buscar novas formas de administrar visando um melhor rendimento de eficiência e eficácia.

   A partir do final da década de 80 e começo da década de 90 teve uma quebra total de paradigmas da administração nas organizações, os consumidores começaram a moldar o mercado e as empresas a produzir o que eles desejavam quem produzisse o que o mercado queria com certeza teria sucesso. A exemplo disso tem a Apple que criou no ipod em 2001 e obteve um sucesso enorme mesmo com a popularização do MP3 e internet esse equipamento conseguiu conquistar atrair os consumidores, pois deram a eles o que eles queriam no momento, hoje, se o produto não tiver valor ao cliente pode ser passado para trás na concorrência.
 A administração vive um processo evolutivo já mais visto. Esse processo se dá graças ao avanço da era tecnológica que integrou vários mecanismos a administração. Um deles é a tecnologia da informação (TI) apresenta-se como uma importante ferramenta a disposição da organização. Antigamente para armazenar informações utilizava uma grande quantidade de papel que por sua vez, dispõe de uma área grande pra ser armazenado. Hoje com a (TI) temos uma grande economia de espaço e consecutivamente de dinheiro, e o mais importante é que as informações elas não se perde como acontecia antes da implantação dessa ferramenta, neste contexto os dados e informações fornecem um mecanismos de feedback apresentando uma melhor qualidade e agilidade com um menor custo.
 Com a internet as organizações estão interligadas em tempo reais o que levava dias para saber, hoje você sabe em segundos com apenas um clique, com o uso do e-mail, teleconferência, sistemas de comunicação via satélite e tantos outros instrumentos que possibilitam a comunicação em tempo real. A internet é muito importante para a organização isso é indiscutível, pois possibilita a interatividade, produtividade, atualidade, economia e globalização da organização.
   Com a globalização econômica a temática empresarial passou a ser competitividade, pois houve a necessidade de se impor um mercado sem fronteiras substituindo as atividades humanas pela eficiência e perfeição tecnológica, lidar com essas mudanças, inovações e informações, saber aproveitar dos conflitos que surgem diariamente são pontos que trazem preocupação ao administrador atual, que precisa ter uma série de qualidades individuais e profissionais para poder ajudar a empresa a atingir seus objetivos, essas qualidades esta sendo muito valorizadas hoje em dia, pois se considera como um ser dinâmico e sistêmico que interage, participa ativamente da vida na organização mesmo com todo o advento tecnológico.
   “Segundo “Mariotti, (1996)”, fomos educados num clima de competição, estimulados a lutar uns contra os outros, sendo que a competição seria própria da natureza humana, e, portanto, representaria a chave para todas as portas”.   Existe uma necessidade enorme de saber lidar com a inovação, sabendo identificar oportunidades, traçando linhas de aço com agilidade para poder aproveitar a situação. É de extrema importância se preparar para interagir utilizando-se de cursos, dinâmicas com profissionais especializados, adquirindo melhores conhecimentos dos companheiros de trabalho, estimulando a motivação e cultura organizacional.
"Segundo Chiavenato(2004), estamos vivendo a era da informação, houve mudanças rápidas, imprevistas e inesperadas na sociedade. O mundo se tornou uma aldeia global, onde a informação cruza o planeta em milésimos de segundos. As organizações necessitam ser ágeis e inovadoras para suportarem as novas ameaças e oportunidades de mercado.As organizações interligadas virtualmente entre si e sem papelórios ja são realidades."
O recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro e passou a ser o conhecimento. Assim as pessoas, com seus conhecimentos, habilidades e atitudes, passaram a ser a principal base da nova organização.
  É fundamental que o administrador conheça seu ambiente de trabalho, mercado e clientes, visando às transformações e movimentos, o ambiente que poderá nortear decisões estratégicas na empresa, e tendo habilidade para lidar com a tecnologia.

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