terça-feira, 15 de novembro de 2011

Notícias: Brasil tem primeira "loja inteligente" da América Latina

O Brasil já tem a primeira loja inteligente da America Latina. A tecnologia oferece facilidades ao consumidor, como uso de iPads, telas de LCD, e provadores interativos. A loja funciona na grande São Paulo e atrai a atenção dos consumidores.
O comercio vende moda surf e esbanja tecnologia já na entrada. Adjetivos não faltam para a primeira loja inteligente da América Latina. Os clientes viram as páginas do catálogo eletrônico sem tocar na tela, graças a um sensor instalado debaixo do monitor. "Só entrei na loja exatamente pelo fato de facilitar, de poder ver o book só com o movimento da mão", diz Samare Duarte, consumidora.
Toda tecnologia da loja foi desenvolvida  pela empresa brasileira Regiane Romano. Ela é especialista em transmissão por rádio frequência, cria projetos para o varejo. Foram instalados oito antenas que transmitem sinais por toda a loja.
Mais surpresas não demoram a aparecer. Em uma holografia, por exemplo, o real e o virtual confundem os olhos da gente, num jogo de imagens.
A loja inteligente é fruto de uma parceria entre a empresária e a rede de franquias de moda surf. A idéia é fazer da loja um modelo a ser usado por outras empresas. O sistema organiza e controla estoque, graças a microchips instalados dentro da etiqueta de cada produto.
" Na verdade, ele tem um RG. É um identificador, é um código. E a partir desse código eu vou para o sistema e coloco a foto, a descrição, o preço, os produtos relacionados, o que combina com o que, aí eu consigo fazer toda a parte da interatividade, de entretenimento, de gestão,de verificar produtos que estão precisando de suprimento, o que você vende mais, o que deixou de vender", explica a empresária.
Para o gerente da franquia, Leonardo Santos, a tecnologia faz o negócio sair na frente, porque atrai clientes, reduz custos e otimiza a administração.
A tecnologia dos provadores está entre as que mais encantam os clientes. Natalia Cheque entra na cabine e o sistema registra na hora as peças que ela tem na mão. Em seguida, o monitor sugere combinações com a roupa que ela escolheu, e envia um torpedo para o celular da vendedora, que traz na hora as sugestões. "Ás vezes você não tem noção da peça que vai ficar boa com aquela peça que você escolheu e ela já tem todas as opções, eu achei incrível, sensacional", diz Natalia.
A inovação aumenta o faturamento da loja.O sistema instalado custa R$50 mil. Inclui três computadores, três tablets, dois monitores, oito antenas de rádio frequência e dois leitores eletrônicos. Com 650 lojas em vários países, a rede de franquias escolheu o Brasil para testar o modelo de loja inteligente. A idéia agora é exportar a tecnologia para outras unidades pelo mundo. O conceito tem nome de  "varejo três, ponto zero" e propõem inúmeras facilidades.
"Agregar entretenimento, tecnologia, inovação, integrar com redes sociais, acesso à internet, uma gestão inovadora, uma gestão centralizada", diz o gerente Santos.
E para a empresária que desenvolveu a tecnologia, a loja inteligente marca o início de uma revolução na gestão de negócios. " Nós estávamos 30 anos atrás quando o código de barras foi inventado, ninguém acreditava que ela chegasse ao chocolate e hoje todos os produtos tem o bendito códigos de barras. Com isso aqui vai ser exatamente igual, a diferença é que isso vai agilizar todos os processos e haverá ganhos maciços ao longo de toda cadeia.

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