sábado, 12 de novembro de 2011

Notícias: Tecnologia brasileira controla TV, cortina e luzes de casa com gestos

Tecnologia desenvolvida por brasileiros permite trocar os canais da TV e acender a luz da sala pelo movimento das mãos e sem controle remoto. Ao mostrar  dos dedos para o aparelho de DVD, o usuário pode pausar um filme, por exemplo.
O software desenvolvido pela At Home, empresa brasileira de automação residencial da Telefônica, usa os movimentos do usuário para comandar equipamentos da casa. Uma câmera infravermelha capta os gestos, das mãos e os transforma em ações,  como ligar luz, abrir cortina e da play no DVD.
" A câmera está conectada a uma central de automação. Baixar ou levantar a mão poderá diminuir ou aumentar a intensidade da luz", explica Gabriel  Carvalho Domingos, chefe de negócios da At Home. Os gestos são definidos e criados pelo usuário que deverá ensinar os comandos ao software. " O cliente terá a flexibilidade de  adaptar a solução para seu dia a dia", completa Domingos.

Ao mostrar dois dedos para a câmera infravermelha, a TV pausa o filme


Para evitar que o usuário faça qualquer movimento e confunda os aparelhos, a At Home criou um comando simples que desliga o controle por gestos. " Se o cliente que quiser ficar mais à vontade em casa, ele faz um gesto simples movimento que o software vai entender que, a partir daquele momento, os gestos não serão mais interpretados como ações".
A princípio, todos os equipamentos que estão conectados a central de automação poderão ser controlados por gestos. Isso inclui, TV, rádio, iluminação persiana e ar-condicionado. " Estamos substituindo o controle remoto pela mão", diz Domingos.
Duas câmeras instaladas no ambiente são suficientes para captar os comandos sem interferência. Mas o limite de câmeras depende do cliente. " Se ele mora em casa e quer controlar os equipamentos a partir de qualquer ambiente, ele terá que instalar mais de 20 ou 30 câmeras", explica Domingos.
O comando por gestos será vendido pela At Home como um "upgrade" da automação residencial. Portanto, o cliente já precisa ter uma solução dessas em casa para pensar em controlar a casa por movimentos. O "upgrade" inclui uma câmera infravermelha e o software de comando por gestos, que é instalado dentro da central de automação. "Hoje em dia, qualquer residência pode ter automação residencial, pois trabalhamos com a tecnologia sem fio. O impacto na infraestrutura da casa é mínima", explica Domingos.
A At  Home teve a ideia de criar o programa por gestos em janeiro deste ano. Logo depois, a equipe de Domingos começou a desenvolver o software com a ajuda de um parceiro. " Durante o desenvolvimento, contratamos um escritório de advocacia, em julho, para saber se teríamos condições de patentear a tecnologia", conta. Ao receber o sinal verde, a Telefônica entrou com o processo na primeira semana de setembro. " Não encontramos como a nossa em nenhuma parte do mundo", disse Domingos.
A companhia espera colocar o produto no mercado no primeiro trimestre de 2012. O preço final e a marca da solução ainda não foram definidos." Primeiro nos preocupamos se era possível criar esse produto",conta Domingos. " Agora, estamos conversando com incorporadoras para entregar apartamentos com automação residencial que incluem comando por gestos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário