sábado, 19 de novembro de 2011

Entrevista com o professor Carlos Pinheiro da Faculdade da Cidade do Salvador

1° Qual a relação da Interdisciplinaridade da máteria OSM  na formação do administrador contemporâneo e qual sua importância?


R= Bom, a OSM é uma disciplina que vai proporcionar ao administrador ter uma visão sistêmica, e quando a gente fala em visão sistêmica estamos falando do todo, como é importante a OSM dentro de uma organização, ela é multidisciplinar porque ela vai afetar, interferir em todos os ambientes da organização, em todos os processos;

2° Qual a relação da Tecnologia da Informação as TIs com a OSM e quais suas vantagens e desvantagens?

R= Não vamos falar em desvantagens, vamos falar que a TI, Tecnologia da Informação, está totalmente interligada com a OSM. Quando comecei a falar com vocês sobre a OSM, cheguei a citar o termo O&M, Organização e Métodos, não se tratava de sistemas, quando a TI entrou com a Tecnologia da Informação houve a necessidade de modificar a "cara" da Organização e Métodos, entrando aí o termo "sistemas", ou seja, a sistematização e a TI contribui para automatizar essa sistematização, contribui no aumento da eficiência e é lógico da eficácia dos processos, então não vamos falar em desvantagens, desvantagens em relação ao quê? Se a TI  vem para contribuir.
Desvantagens existem, mais não diretamente ao processo é aquela coisa a TI entrou na organização e vários postos de trabalhos foram cortados, é uma realidade, não se pode fugir disso, muitas coisas mudaram.

3° Na busca da qualidade total nas organizações qual o papel da OSM?


R= Total. uma das premissas da OSM é buscar a todo modo, a partir de metodologia, essa qualidade, a qualidade total, quando eu falo de  " a busca da eficiência através da eficácia" estou falando da qualidade, a OSM está totalmente ligada a isso aí, através de pesquisas, da busca de novos métodos de trabalho, métodos mais lógicos, a qualidade total está inserida aí.

Prof° Carlos Pinheiro da matéria OSM curso de Administração de  Empresas  da Faculdade da Cidade do Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário