terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dez Tendências Tecnológicas para 2012, segundo o Gartner

Dez áreas tecnológicas merecem a atenção das empresas hoje e no próximo ano, segundo um estudo recém divulgado pelo Gartner. Entre elas a empresa de consultoria classifica a mobilidade em primeiro lugar, por forçar as empresas a prepararem seu software de modo a disponibilizarem acesso ás aplicações de todas as formas possíveis e promover a consumerização das TICs ou a abordagem " Bring Your own Device" (BYOD) ou "Bring Your own Technology" (BYOT).
Não por acaso, a segunda maior preocupação para a estratégica dos CIO centra-se nas aplicações e interfaces e sua adaptação ao novo ambiente de mobilidade. A Gartner observa que os parâmetros válidos há 20 anos (baseados em janelas, menus e ícones) devem ser substituídos por tecnologias com enfoque na mobilidade, que incluem sistema de interação por toque, por vídeo ou por voz, priorizando novos padrões como o HTML5.
A experiência do usuário de redes sociais e as tenologias contextuais também serão um ponto extremamente importante na agenda dos líderes de TI para o ano de 2012, na lista da consultoria, junto com chamada Internet das coisas, que ocupa a quarta posição na lista.
Também relacionada com mobilidade, está a quinta tendência a ser considerada pelos CIOs no próximo ano: as lojas on line de aplicações. A App Store e o Android Market, em conjunto deverão atribuir cerca de 70 milhões de aplicações móveis até 2014. Da perspectiva do ambiente corporativo, isso significa passar de um planejamento mais centralizado para uma abordagem na qual é necessário ter em conta um mercado onde existem vários fornecedores e aplicações. Assim as empresas terão de avaliar melhor os riscos e o valor que cada uma traz para a organização como um todo.

BI e análise de dados

Muitas empresas já usam plataformas de Business Intelligence e soluções de análises de dados. Mas na verdade, diversos estudos têm mostrado que nem todas conseguem extrair o máximo de benefícios a partir delas. Por isso, existe ainda um longo caminho a percorrer nessa área. Considerando a conjuntura econômica, as empresas não podem deixar de investir em soluções capazes de permitir conhecer em profundidade as nessecidades e comportamentos dos seus clientes. Isso permite a cada uma delas  responder de acordo com as necessidades clientes, melhorando assim seus negócios. Face à contenção  nos orçamentos de investimento em TI, as empresas devem procurar extrair o máximo das soluções de BI que ja tem.
Muitos CIO focaram-se simplesmente na gestão de grandes volumes de dados, esquecendo-se muitas outras dimensões relacionadas com a gestão da informação. Deixam no ar, assim, muitos desafios a serem abordados mais tarde, muitas vezes com maiores dificuldades. Questões de acesso e classificação não podem ser negligenciadas. Caso contrário a empresa se verá obrigada a um novo investimento em dois ou três anos para resolver problemas negligenciados quando da implantação  de infraestrutura.

Nova fase para o modelo de cloud computing

Completam a lista compilada pelo Gartner as tecnologias in-memory, e os servidores de baixo de baixo consumo energético para o cloud computing, a tendência mais comentadas no mundo das TIC, desde que apareceu há cinco anos.
Apesar de ser um importante fator no setor das TIC, a cloud cumputing ainda não está produzindo os resultados esperados. De acordo com um estudo da Symantec, organizações que já investiram em tecnologias de virtualização e em plataformas de cloud, híbridas, ou privadas tendem a seguir um caminho semelhante: evoluir da virtualização de aplicações menos críticas para as mais importantes ( como o e-mail e as aplicações de colaboração, de comércio eletrônico e da cadeia de abastecimento, bem como planejamento de recursos empresariais e de gestão das relações clientes).
E, a medida que as tecnologias da virtualização e as clouds privadas são cada vez mais adotadas, o custo e o desempenho dos sistemas de armazenamento crescem a importância na hora de escolher um ou outro sistema. Mais da metade dos entrevistados pela Symantec (56%) afirmou que os custos de armazenamento aumentaram com a virtualização de servidores.
Portanto, a três principais razões para a implantação de virtualização se sistemas de armazenamento, incluem redução dos custos operacionais (55%), melhorias de desempenho dos sistemas de armazenamentos (54%), e melhorias do potencial de recuperação de desastres (53%). Embora a tendência seja imparável, a implantação real de cloud computing nem sempre satisfaz os critérios previamente estabelecidos. O estudo observa ainda que os projetos de virtualização de servidores são os mais bem sucedidos. Normalmente  existe uma diferença média de 4% entre os objetivos propostos e alcançados. É uma diferença muito menor do que a registrada para os sistemas de virtualização de armazenamento, em torno de 33%, com grandes decepções em termos de capacidades de escala, flexibilidade e redução de custos operacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário